Valor de avaliação bancária Vs Valor das vendas
- Nelson Ferreira
- 30 de set. de 2023
- 1 min de leitura
No artigo anterior abordei a evolução dos valores de transação da habitação em Portugal, ao longo dos últimos anos. Outra métrica que é frequentemente noticiada nos meios de comunicação social é, o “Valor mediano de avaliação bancária”. Estes valores resultam do trabalho efetuado pelos PAI – Peritos Avaliadores de Imóveis, sempre que efetuam uma avaliação de um imóvel destinado a habitação, para efeitos de garantia bancária.
No gráfico abaixo apresento um comparativo entre o Valor mediano de avaliação bancária e o Valor mediano das vendas (dados do INE). Infelizmente, não consegui encontrar uma série mais longa para valores de venda, ainda assim é possível comparar o período de 2019 a 2022.

Fonte dos dados: INE
Há que ter em conta que os imóveis em causa (vendidos e avaliados), não serão necessariamente os mesmos pois, naturalmente nem todos os imóveis que são vendidos, são avaliados para a banca. Feita esta ressalva, não deixa de ser assinalável a tendência de convergência entre os valores.
Isto é particularmente notável no contexto português, tendo em conta as barreiras com que os PAI se deparam diariamente, nomeadamente a falta de transparência do nosso mercado. Sendo a avaliação uma estimativa, creio ser justo afirmar que, com base nestes dados, os PAI estão a cumprir a sua missão!
Comentários