top of page
Buscar

Custos de construção de Habitação Nova

  • Foto do escritor: Nelson Ferreira
    Nelson Ferreira
  • 15 de out. de 2023
  • 1 min de leitura

Os custos de construção são frequentemente tema de notícia nos meios de comunicação social. Geralmente os dados são apresentados em termos de taxa de variação homóloga para um dado mês. Na verdade, isso permite-nos ver a árvore e não a floresta.

Para termos uma perspetiva mais ampla daquilo que tem sido a variação dos custos de construção, é necessário observar períodos de tempo mais alargados. No gráfico abaixo, temos a evolução da taxa de variação homóloga desde 2001.



ree

Fonte dos dados: INE


Ainda assim, este gráfico pode dar a falsa perceção de “sobe e desce” dos custos. Na verdade, mesmo quando a taxa baixa, os preços podem continuar a subir, mas menos. Só quando a taxa de variação homóloga entra em terreno negativo, é que que os custos estão efetivamente a baixar. Como se pode observar no gráfico, isso raramente aconteceu nos últimos 22 anos.

Mas até aqui estamos a falar daquilo que nos é habitualmente apresentado, que é a “taxa de variação homóloga”. Há sempre diversas formas de olhar para os números e, neste caso, podemos olhar simplesmente para o índice dos custos de construção da habitação nova, espelhado no gráfico abaixo.



ree

Fonte dos dados: INE


Ora, isto já nos dá outra perceção do aumento dos preços. Ou seja, de janeiro de 2001 a janeiro de 2023, o índice subiu de 63,81 para 116,18, o que representa um aumento de cerca de 82 %.

Para o mesmo período, segundo os dados do INE, a inflação (IPC) foi de 53 %. Por conseguinte, em termos estatísticos, o aumento dos custos de construção da habitação nova para o período em causa, foi consideravelmente acima da inflação.


 
 
 

Comentários


bottom of page